A TMN em parceria com a Microsoft doou novecentos computadores, usados e com software actualizado, especialmente vocacionados para a ligação à Internet, à Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN). Estes PCs serão distribuídos por vários estabelecimentos de ensino nacionais, enquadrados no Programa Internet nas Escolas, da responsabilidade do Ministério da Ciência e da Tecnologia.


A doação destes computadores em segunda mão será confirmada, através de protocolo que estabelece as condições de uso deste equipamento informático multimédia, que será assinado hoje nas instalações da TMN, com a presença do ministro da Ciência e da Tecnologia.


Nos termos deste acordo, aquele operador de telecomunicações disponibiliza a título gratuito cerca de 900 computadores utilizados pela empresa nos últimos três anos. A Microsoft licencia, sem qualquer encargo, o software, de forma a fornecer aos computadores o desempenho necessário para acesso à Net. A FCCN, a entidade que gere a rede das escolas, universidades, instituições científicas e bibliotecas (a Rede Ciência Tecnologia e Sociedade - RCTS), encarregar-se-á de entregar o equipamento pelas escolas portuguesas ligadas à RCTS.


Os objectivos altruístas das doações de computadores, software ou periféricos, por parte das empresas é compensado desde Dezembro de 2000, data da aprovação do Estatuto do Mecenato, que contempla uma disposição que prevê o tratamento fiscal favorável para as entidades que doem material informático.


De acordo com comunicado de imprensa divulgado pelo Ministério da Ciência e da Tecnologia, as empresas assim dão assim "o seu contributo ao esforço de ligação das escolas à Internet, que conduziu à ligação de todas as escolas do 5º ao 12º anos de escolaridade, em 1997 e à presente etapa, em fase final, da ligação à Internet das mais de 8000 escolas do primeiro ciclo do ensino básico".


Como critério de atribuição dos 900 computadores estão já seleccionadas as mais de duzentas escolas, dos vários níveis de ensino que possuem redes internas, conectadas à RCTS e que participaram no projecto "Portugal na Internet (d)escrito pelos seus jovens", especialmente concebido para o Pavilhão de Portugal na Exposição Universal de Hannover 2000.


Aquele "Mosaico Virtual de páginas WWW", desenvolvido por jovens, sobre o nosso país, revelou-se um excelente campo de ensaio, segundo o MCT, "para a produção de conteúdos em língua portuguesa, o uso de línguas estrangeiras e o domínio das novas tecnologias entre a população escolar, assim como um estímulo à criatividade".
Para premiar o trabalho colectivo dos alunos envolvidos, individualmente ou em equipas, surgem agora estas novas ferramentas, de modo a estimular o desenvolvimento futuro de novos projectos.

Notícias Relacionadas:

2001-02-07 - Portugal Digital: Conselho de Ministros debruça-se sobre SI

2001-01-24 - Investigação e Desenvolvimento Tecnológico têm novos incentivos