O software open source desempenha hoje em dia um papel muito importante nas empresas tecnológicas. A conclusão consta de um estudo realizado pela multinacional norte-americana Red Hat, contando com a ajuda de 950 representantes de empresas tecnológicas dos Estados Unidos, Reino Unido, América Latina e Ásia.

Inquiridos no âmbito da investigação, 69% dos representantes afirmaram que o open source é, no mínimo, muito importante, um valor que contrasta em muito com os 1% que não dão qualquer importância a este software.

Importância do open source para as empresas
Importância do open source para as empresas

Uma das questões colocada aos líderes tecnológicos prendia-se com a utilização dada a este software. Pouco mais de metade dos inquiridos, 53%, consideraram que o open source é vital na modernização da infraestrutura da TI, enquanto 43% destacou o seu papel no desenvolvimento e integração aplicacional. 42% acreditam que a transformação digital é a área que mais destaque pode ter a partir desta aposta.

De acordo com o estudo, a poupança económica é um dos trunfos do software open source, tendo sido o principal benefício identificado por 33% dos inquiridos. Destaque também para os 29% dos inquiridos que realçaram a questão da segurança proporcionada.

Quanto a barreiras que podem travar uma maior adoção do open source, 38% dos líderes tecnológicos refere as questões da segurança do código. Em igual percentagem nas duas questões seguintes, 35% dos inquiridos destacam o nível de suporte e a compatibilidade como os restantes maiores desafios que terão de ser ultrapassados num futuro próximo.

Desafios da implementação do open source
Desafios da implementação do open source

No total foram realizadas 950 entrevistas a representantes de empresas tecnológicas, com 400 inquéritos realizados nos Estados Unidos, 150 no Reino Unido, 250 na América Latina e 150 na Ásia. Os entrevistados não tinham conhecimento que a Red Hat, recentemente adquirida pela IBM, era o patrocinador desta pesquisa.