O software open source desempenha hoje em dia um papel muito importante nas empresas tecnológicas. A conclusão consta de um estudo realizado pela multinacional norte-americana Red Hat, contando com a ajuda de 950 representantes de empresas tecnológicas dos Estados Unidos, Reino Unido, América Latina e Ásia.

Inquiridos no âmbito da investigação, 69% dos representantes afirmaram que o open source é, no mínimo, muito importante, um valor que contrasta em muito com os 1% que não dão qualquer importância a este software.

Importância do open source para as empresas

Uma das questões colocada aos líderes tecnológicos prendia-se com a utilização dada a este software. Pouco mais de metade dos inquiridos, 53%, consideraram que o open source é vital na modernização da infraestrutura da TI, enquanto 43% destacou o seu papel no desenvolvimento e integração aplicacional. 42% acreditam que a transformação digital é a área que mais destaque pode ter a partir desta aposta.

De acordo com o estudo, a poupança económica é um dos trunfos do software open source, tendo sido o principal benefício identificado por 33% dos inquiridos. Destaque também para os 29% dos inquiridos que realçaram a questão da segurança proporcionada.

Quanto a barreiras que podem travar uma maior adoção do open source, 38% dos líderes tecnológicos refere as questões da segurança do código. Em igual percentagem nas duas questões seguintes, 35% dos inquiridos destacam o nível de suporte e a compatibilidade como os restantes maiores desafios que terão de ser ultrapassados num futuro próximo.

Desafios da implementação do open source

No total foram realizadas 950 entrevistas a representantes de empresas tecnológicas, com 400 inquéritos realizados nos Estados Unidos, 150 no Reino Unido, 250 na América Latina e 150 na Ásia. Os entrevistados não tinham conhecimento que a Red Hat, recentemente adquirida pela IBM, era o patrocinador desta pesquisa.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.