Pela 10ª vez, Bill Gates voltou a fazer o primeiro keynote speech da CES, uma tarefa que o fundador da Microsoft diz ser muito agradável e estimulante, embora confesse que não sabe se irá continuar esta tradição depois de se retirar da empresa de software, já que nessa altura irá provavelmente falar mais de doenças infecciosas do que de software.
Sem grandes novidades, a apresentação de Bill Gates foi este ano centrada no Windows Vista, focando especialmente os aspectos do Entretenimento e da gestão de vários dispositivos existentes na casa, respondendo a uma tendência crescente no mercado norte-americano, onde 40 por cento das casas já têm mais do que um PC, aos quais se somam os leitores de media, consolas e telemóveis.
“Temos agora acesso a hardware fabuloso, que é um dos elementos da equação para cumprir a promessa da vida digital, mas faltam outros elementos, sobretudo as ligações entre os dispositivos”, afirmou Bill Gates. A dispersão dos conteúdos e serviços nos diferentes dispositivos e a necessidade de aceder a ficheiros de trabalho em casa e conteúdos pessoais o trabalho, ou no carro, motivaram a criação do Windows Home Server, o novo sistema operativo para famílias com múltiplos dispositivos que gere a ligação a periféricos e backup da informação.
O primeiro computador com a nova aplicação a chegar ao mercado é HP MediaSmart Server, que estará à venda no segundo semestre de 2007.
A integração dos jogos da Xbox Live no Vista e a possibilidade de ligar ao PC um Controle da Xbox, ocuparam também um tempo significativo da apresentação, assim como o serviço de IPTV na consola e a disponibilização de alta definição com o HD DVD.
A apresentação terminou com uma demonstração sobre a “casa do futuro” e as formas como a tecnologia de comunicação e de projecção de imagens vai ajudar as famílias a trabalhar e divertirem-se.
Fátima Caçador (em Las Vegas a convite da Toshiba)
Notícias Relacionadas:
2007-01-08 - CES celebra 40 anos com reforço da convergência
2007-01-04 - LG apresenta leitor de DVD com suporte a HD DVD e Blu-Ray na CES
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Robot Clone leva humanização a novos níveis de realismo com braços e músculos artificiais -
App do dia
Pegada é uma espécie de Tinder versão “quatro patas” para juntar cachorros em matches perfeitos -
Site do dia
Noteey é um recurso online para explorar pensamentos e ideias de forma visual -
How to TEK
Converse diretamente com o Gemini a partir da pesquisa do Chrome e utilize o Google Lens no browser
Comentários