Tal como o Euro 2020 ou qualquer grande evento desportivo ou cultural como os Jogos Olímpicos, o entusiasmo dos fãs torna-se um chamariz para campanhas maliciosas por parte dos cibercriminosos. E esse alerta foi dado pela especialista em cibersegurança Kaspersky, que aponta cinco perigos à espreita dos mais distraídos.

Os especialistas analisaram websites de phishing relacionados com os Jogos Olímpicos, que foram projetados para roubar as credenciais dos utilizadores. E encontraram páginas falsas dedicadas à transmissão de várias provas do grande evento desportivo que está a realizar-se em Tóquio, mas também a venda de bilhetes em competições que nem teriam espetadores, ofertas de brindes. E o topo: a primeira moeda virtual falsa da história da competição.

A Kaspersky alertou assim que existem cada vez mais páginas de phishing disfarçadas de streaming com a transmissão dos Jogos Olímpicos, algumas delas com solicitação de registo prévio. Ao introduzir as suas credenciais, os utilizadores podem ver-se direcionados a uma página que distribui ficheiros maliciosos. Desta forma, os utilizadores acabam infetados com malware, com as informações pessoais nas mãos dos cibercriminosos, que podem ser usados em fins maliciosos ou serem vendidos na Dark Web.

Veja na galeria alguns exemplos de phishing ligados aos Jogos Olímpicos detetados pela Kaspersky:

No que diz respeito a páginas de esquemas de venda de bilhetes, a Kaspersky também detetou websites dedicados ao reembolso de bilhetes já adquiridos. Por outro lado, também encontrou páginas supostamente oficiais, com informações dos Jogos Olímpicos, que disfarçavam phishing. Apanhou mesmo uma que se fez passar pelo Comité Olímpico Internacional, que recolhe credenciais dos utilizadores.

Os utilizadores devem ter ainda em atenção aos websites com ofertas de brindes muito generosos, porque mais uma vez, podem estar escondidas páginas de phishing. Deve estar atento aos que oferecem prémios como um televisor, ao ser indicado como o vencedor sortudo. Em diversas situações são pedidos valores para compensar os portes de envio, mas os produtos nunca chegam a casa.

Os especialistas descobriram ainda outra forma sofisticada de enganar os utilizadores, através da criação de uma moeda virtual falsa, proposta como um fundo para ajudar os atletas olímpicos. A proposta dos cibercriminosos é apoiar os atletas que tenham necessidade, através da compra da moeda. E por isso, caso venha a tropeçar em alguma campanha semelhante, a Kaspersky alerta que se trata de uma iniciativa falsa.

“Este ano, os Jogos Olímpicos estão a ser realizados sem espetadores, sendo que, por este motivo, não era expectável um grande número de ataques. No entanto, observamos que os cibercriminosos não descuram estes imprevistos para criarem novas, e criativas formas de lucrarem”, refere no comunicado. É aconselhando que verifiquem sempre os links antes de clicar, bastando passar o rato para ver o endereço e procurar erros e irregularidades. E se entrar nos websites deve sempre validar a sua autenticidade antes de inserir credenciais. Procurar pela ortografia ou erros nos nomes da empresa, por exemplo. Deve manter também o computador atualizado com uma solução de segurança.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.