A Universidade de Aveiro (UA) conquistou dois lugares cimeiros nos Festival Nacional de Robótica deste ano. A equipa de futebol robótico CAMBADA - Cooperative Autonomous Mobile roBots with Advanced Distributed Architecture - alcançou o primeiro lugar na 7ª edição do evento enquanto que o departamento de Engenharia Mecânica da UA ficou na primeira posição na modalidade de condução autónoma com o robot ATLAS 2007.



Por sua vez, o departamento de Electrónica, Telecomunicações e Informática da Universidade de Aveiro (DETI) e a Actividade Transversal em Robótica Inteligente do Instituto de Engenharia Electrónica e Telemática de Aveiro (IEETA) conquistaram o segundo lugar na mesma modalidade com os robôs ROTA 2007.



A equipa CAMBADA iniciou a participação em competições deste género em Portugal há três anos. O grupo faz parte de um leque de cinco equipas nacionais de robótica, que competem na modalidade de robôs futebolistas médios, e conta com o financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia e pela Universidade de Aveiro.



A primeira edição do Festival Nacional de Robótica aconteceu em 2001. Actualmente a iniciativa inclui várias actividades de competição originalmente iniciadas pelo RoboCup, projecto no qual a CAMBADA vai participar em Julho nos Estados Unidos.


FEUP é bicampeã europeia de futebol robótico



A equipa de futebol robótico da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto sagrou-se novamente campeã europeia na modalidade de robôs pequenos. A final aconteceu na Alemanha, durante o Hannover German Open 2007, tendo a FEUP nacional derrotado a equipa da casa por 1-0.



Outro triunfo nacional aconteceu na competição de simulação em três dimensões, em que a equipa FC Portugal, constituída por membros da FEUP e da UA, actual campeã mundial, ficou no primeiro lugar após derrotar os alemães Virtual Werder.



Na simulação em duas dimensões a FC Portugal alcançou a segunda posição o que fez com que Portugal fosse o segundo país com mais troféus neste Europeu, sendo apenas superado pela Alemanha.



Notícias Relacionadas:

2006-11-02 - Universidade de Aveiro participa em videoconferência que reúne 24 países

2003-02-21 - Terceiro festival de robótica aposta no futebol