A Agência Governamental Becta (British Educational Communications and Technology Agency) publicou na passada semana um relatório sobre o uso de software open source dentro de um número restrito de escolas. O estudo "Open Source Software in Schools: A study of the spectrum of use and related ICT infrastructure costs" revela que embora a implementação desta plataforma implique a mobilização de apoios e um planeamento detalhado, o incremento de open source é encarado como uma alternativa rentável.

Alguns estudos do Governo do Reino Unido também indicaram que o uso de software open source dentro do sector público é uma alternativa credível e viável podendo levar a uma significativa redução de custos em relação à utilização de software proprietário.

O objectivo da Agência era perceber se estes resultados também se aplicavam na educação. O projecto, financiado pelo Department for Education and Skills, recolheu uma pequena amostra de escolas que actualmente estão a explorar a plataforma e comparou a experiência com as que mantêm software proprietário.

Owen Lynch, chefe executivo da Becta referiu que "existem vários factores que determinam o verdadeiro custo de produtos e serviços. Os custos de apoio, manutenção e edições de fiabilidade, são tão importantes como o preço de compra quando compararmos com o facto de possuir e usar a tecnologia".

Este relatório revelou que as escolas que instalaram software open source encontraram uma solução eficiente e rentável, mantendo a compatibilidade e interoperatibilidade entre produtos.

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