Começa hoje o Robotop2012, a 6ª edição do campeonato nacional de robôs, em que cerca de 200 equipas se propõem desenvolver e aplicar conhecimentos multidisciplinares das áreas de ciências e tecnologias.

A iniciativa, que reúne alunos de escolas de diversos ciclos do ensino regular e profissional, prolonga-se durante todo o fim de semana, terminando no domingo, 6 de maio, altura em que serão conhecidos os vencedores nas várias categorias a concurso.

Seguimento de linha (S.P.), uma prova onde prevalece a velocidade e o tempo necessário à conclusão do percurso, a Busca e Salvamento (B.S.), em que para além de ser rápido, o robô precisa de conseguir detetar vítimas e superar obstáculos, e a Dança, que alia as capacidades técnicas do robô à sensibilidade estética e rítmica da equipa, são as provas "tradicionais" da competição. Este ano, junta-se-lhes o Futebol Robótico.

Toda a construção e montagem dos robôs a concurso é "realizada por cada equipa no pavilhão aonde decorre a competição", explicaram os responsáveis pela iniciativa, num comunicado enviado à agência Lusa.

"Este é um evento competitivo que exige o cumprimento rigoroso de várias fases de preparação", desde a construção dos robôs, "na qual se aplica conhecimentos de eletrónica analógica e digital", à preparação de "infraestruturas da rede informática e de energia elétrica", realçam.

O campeonato, organizado pelo Clube de Robótica (Robotop) da Escola Secundária de Tomaz Pelayo, de Santo Tirso, terá lugar no Pavilhão Desportivo Municipal da cidade, com início agendado para as 14h de hoje.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes