A ESET começou ontem a disponibilizar uma nova versão das soluções que dedica ao mercado de consumo: o NOD32 Antivírus 5 e o pacote de segurança ESET Smart Security 5. Os clientes que possuam atualmente licença válida para as soluções já podem fazer a atualização gratuita.

Naquela que é a quinta geração dos produtos, a empresa investe em tecnologia de deteção mais avançada e "funções de segurança multicamada", lê-se no comunicado à imprensa, onde são destacadas novidades como o ESET Live Grid, um sistema de reputação e proteção baseado na nuvem.

Entre as novidades das novas soluções - que segundo os números da companhia foram descarregadas mais de quatro milhões na sua versão de teste - destacam-se ainda um novo sistema de controlo de dispositivos amovíveis (considerados um veículo cada vez mais usado para disseminação de ameaças) e Sistema Avançado HIPS (Advanced Host-based Intrusion Prevention System).

São também, pela primeira vez, incluídos mecanismos de controlo parental (apenas no Smart Security) e um modo especial para jogadores.

O sistema anti-malware baseado na nuvem antes denominado ThreatSense.Net - que reúne informações enviadas pelos utilizadores de soluções ESET nas várias regiões do globo - foi melhorado e passa a chamar-se Live Grid, assegurando "uma análise otimizada baseada em listas de permissão de ficheiros seguros", explica a empresa.

O novo sistema de reputação baseado na cloud permite detetar se um ficheiro em particular é seguro, resultando numa maior precisão na deteção de ameaças e um desempenho superior, acrescenta.

O pacote de segurança Smart Security 5, que inclui antivírus, antispyware, firewall, antisspam e controlo parental, custa 34,99 euros. A solução composta apenas por antivírus e antispyware é vendida por 24,99 euros. Os clientes que possuam uma licença válida, podem fazer a atualização gratuita online.