Está em exposição na CES uma coluna portátil que é alimentada a luz solar e artificial. O protótipo é da autoria da empresa sueca, Exeger, e da congénere holandesa, Mayht. A primeira é responsável por produzir um material proprietário, chamado Powerfoyle, que é capaz de transformar qualquer tipo de luz em energia. A segunda está por detrás da Heartmotion, uma tecnologia que diz ter reinventado "o core do controlador dos altifalantes" ao ponto de permitir que estes sem tornem 10 vezes mais compactos sem comprometerem a qualidade dos graves reproduzidos e do som, no geral.
Não há muitos detalhes sobre o aparelho. As empresas não avançam qual a percentagem que se encontra coberta por Powerfoyle nem quanta exposição é necessária para manter a coluna a funcionar, mas afirmam que se trata de uma coluna com "bateria ilimitada".
A Mayht sublinha que os drivers desta coluna beneficiam da tecnologia Heartmotion não só no capítulo da dimensão, como no da eficiência, uma vez que exigem menos energia para entregar uma experiência de qualidade. Com isto, as células solares do Powerfoyle tornam-se suficientes para alimentar este aparelho.
É importante sublinhar que o protótipo em exposição não está operacional, pelo que fica por comprovar a qualidade do som reproduzido. Contudo, a ideia pode abrir a caminho a uma solução de futuro que viabilize o desenvolvimento de equipamentos cada vez mais sustentáveis e eficientes, uma vez que, com esta tecnologia, se acabariam as corridas às tomadas em busca de energia.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Fortnite toma de assalto Counter-Strike 2 e Valorant com o novo modo Ballistic -
App do dia
Nintendo Music traz 40 anos de bandas sonoras dos jogos para o smartphone -
Site do dia
Europa Clipper inspira nova banda desenhada sobre astrobiologia da NASA -
How to TEK
Mude o assistente do Waze para a vozes do Venom e Eddie Brock
Comentários