Os hotéis em Portugal estão cada vez mais informatizados, segundo mostram os dados sobre o Inquérito à Utilização das TIC nos Estabelecimentos Hoteleiros, promovido pela UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento na Internet.

Relativo aos últimos quatro meses de 2008, o estudo revela que 98 por cento dos estabelecimentos hoteleiros utilizam computador e 97 por cento têm acesso à Internet, valores que são de 100 por cento para as médias e as grandes empresas hoteleiras.

A gestão de reservas (95%), de hóspedes (95%), financeira (76%), de fornecedores (73%), de stocks (70%) e de recursos humanos (70%) são as principais actividades informatizadas.

Os dados mostram ainda que 93 por cento dos estabelecimentos hoteleiros disponibilizam acesso á Internet aos hóspedes, 60 por cento dos quais a partir dos próprios quartos, e 35 por cento gratuitamente.

Relativamente à presença na Internet, 96 por cento dos hotéis têm site próprio. Destes, em 85 por cento dos casos é possível fazer reservas online, com 26 por cento a aceitarem pagamentos pela mesma via.

O universo dos estabelecimentos hoteleiros que são PME ou grandes empresas inclui 970 organismos, dos quais 74 por cento de pequena dimensão (10 a 49 empregados), 25 por cento de média (50 a 249 empregados) e um por cento grande (250 ou mais empregados).

Mesmo as microempresas de hotelaria, que constituem um universo de 915 estabelecimentos com menos de 10 empregados, têm uma utilização considerável de
TIC, refere a UMIC.

Entre as empresas com esta dimensão, 62 por cento utilizam computador e 57 por cento têm acesso à Internet. Os valores são de 100 por cento se considerarmos as pousadas e aldeamentos turísticos, de 94 por cento para hotéis-apartamentos e 91 por cento para hotéis, refere a UMIC.

Os restantes dados mostram que 66 por cento disponibilizam acesso á Internet aos hóspedes, 65 por cento dos quais gratuitamente. Mais de 50 por cento têm presença na Internet.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.