Trinta e quatro Estados norte americanos vão processar sete fabricantes de processadores pela prática concertada de preços acima do mercado, num período em que a oferta de chips DRAM (Dynamic Random Access Memory) era superior à procura no mercado.
Os Estados alegam que a manipulação de preços levada a cabo pelas fabricantes teve efeitos directos nos preços dos equipamentos que usaram estes processadores e dessa forma terão prejudicado o consumidor, que pagou os produtos mais caros.
Da lista de visados pelo processo, que reclama centenas de milhões de dólares de indeminizações, fazem partes nomes como a Samsung, a Micron ou a Infineon.
Recorde-se que algumas destas fabricantes já foram multadas pelo departamento de justiça norte-americano em 2002 depois de uma investigação sobre as mesmas práticas. Nessa altura foram sujeitas a uma multa de 370 milhões de dólares.
A investigação iniciou-se depois de uma queda abrupta nos preços dos processadores, a que se seguiram falências de empresas e fusões. É com base nessa investigação que avança o novo processo, onde se alega que as empresas terão violado leis estatais e federais entre 1998 e 2002.
Notícias Relacionadas:
2004-04-26 - Infineon alarga produção de chips de memória DRAM nos Estados Unidos
2000-02-23 - Preço da DRAM continua a baixar
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Superfluent ajuda quem já domina o "bê-a-bá" a falar uma nova língua com mais confiança -
Site do dia
Airloom: Acompanhe voos em tempo real numa experiência 3D imersiva -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários