Pode sair caro a um utilizador de AirPods quando os perde, mas sobretudo quando os deixa cair em locais inacessíveis ou perigosos de recuperação como linhas do comboio ou metropolitano. E foi a pensar nesses utilizadores menos cuidadosos que a Panasonic meteu mãos à obra, e em parceria com o grupo de gestão de caminhos de ferro japoneses, a JR East, para conceber um aspirador especial, capaz de resgatar os AirPods das linhas.

Segundo o Yahoo Japão, só entre julho e setembro deste ano, foram criadas 900 declarações ao gabinete de perdidos e achados das estações de Tóquio da JR East, de utilizadores que perderam os AirPods e outros sistemas de headset na pista. E por serem objetos pequenos, estes não podem ser recolhidos de imediato, obrigando os funcionários da empresa a procurá-los depois do último comboio.

Além dos alertas emitidos, para que as pessoas tenham mais cuidado na circulação pela linha, para não perderem o equipamento, a empresa acabou mesmo por encomendar o desenvolvimento de uma máquina que ajude a recuperar os headsets wireless. Já existem outras ferramentas para recuperar objetos na linha, mas devido às dimensões muito reduzidas dos auriculares, foi necessário criar uma nova solução.

O sistema já terá recuperado cerca de 950 equipamentos nas 78 estações da linha. Com o aspirador da Panasonic o trabalho é facilitado, mesmo que os Airpods venham misturados com pedras. A empresa vai agora dar início a uma campanha de prevenção para alertar os utilizadores que perderem os seus headsets a não se exporem ao perigo, mas sim chamar um funcionário que salvará o item com o seu “aspirador”.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.