A Axel Springer Akademie, criada pelo grupo editorial alemão com o mesmo nome, anunciou ontem a criação de uma revista que será distribuída apenas através do iPad, tendo sido concebida especificamente para tirar partido das características próprias do dispositivo.

O projecto, a cargo de um grupo de 18 estudantes de jornalismo, marca "uma estreia mundial para uma escola de jornalismo" realçaram os responsáveis, em comunicado.

Designada "Kraftwerk D" apresenta-se com uma primeira edição em que passa em revista o ano de 2010, destacando acontecimentos e pessoas não fizeram as manchetes dos jornais mas influenciaram de forma decisiva o país, explica a nota à imprensa.

Criada para tirar especial partido das características do tablet da Apple apresenta conteúdos que passam pelo texto mas também apresentações áudio, gráficos 3D ou vídeo HD.

"Os computadores tablet são o meio perfeito para contar histórias com experiências multimédia", afirmou o director da escola, Marc Thomas Spahl, que explica que a instituição, enquanto "escola moderna de jornalismo" e "think thank" da editora, está "profundamente interessada em novas ofertas jornalísticas".

O interesse pelo iPad tem vindo a ser explorado por vários meios e a intenção de criar uma publicação exclusivamente dedicada à plataforma já tinha sido avançada por grupos como a News Corp, de Rupert Murdoch. Muitos são também os exemplos de revistas e jornais que cada vez mais têm vindo a propor versões optimizadas para o tablet das suas edições em papel.