Apesar do aparatoso lançamento que terá lugar mais logo em Nova Iorque pela Microsoft, a nova geração de tablet PCs não deverá representar um grande sucesso no mercado comercial de computadores portáteis, pelo menos a curto prazo, de acordo com dois estudos citados pela C|NET.



O primeiro, um relatório divulgado ontem pela empresa de análise de mercado Gartner Dataquest, estima que este tipo de portáteis baseados numa versão modificada do sistema operativo Windows XP da Microsoft irá representar apenas um por cento das vendas mundiais de notebooks durante 2003, o que equivale a um total de 425 mil unidades comercializadas.



Embora possa se verificar um maior nível de adopção deste tipo de máquinas em nichos de mercado que utilizam actualmente modelos anteriores de tablets baseados em canetas, "apenas os mais corajosos" irão utilizar generalizadamente os tablet PCs no final de 2003, prevê Leslie Fiering, vice-presidente da companhia.



A IDC, outra empresa de análise do mercado também estima que os tablet PCs terão um início relativamente lento, prevendo que se vendem 575 mil unidades nos Estados Unidos durante 2003 e cerca de um milhão em 2004. O mercado total de notebooks nos EUA será de 13 milhões de unidades em 2003, sendo que destes, oito por cento serão ultra-portáteis.



A Hewlett-Packard, Toshiba, Acer e Fujitsu são algumas das companhias que irão fabricar os computadores. Os tablet PCs funcionam com o Windows XP Tablet PC Edition, concebido pela Microsoft para suportar a entrada de dados através de uma caneta especial.



Os novos tablet PCs vão estar disponíveis em dois modelos básicos: computadores portáteis com ecrãs que podem ser dobrados para ficarem com a forma de um bloco de notas e uma versão em formato de um autêntico bloco. A maior parte dos dispositivos pesam entre 1,5 e 2 quilos, custando mais de dois mil dólares.


A Gartner prevê que os clientes empresariais irão necessitar de um período de avaliação entre seis e nove meses antes de efectuarem compras em volume.


Notícias Relacionadas:

2002-06-26 - Tablet PC da Microsoft surge no início de Novembro

2001-11-12 - COMDEX Fall/2001 - Bill Gates aposta nos Tablet PCs para melhorar computadores

2001-03-26 - Bill Gates anuncia Tablet PC para 2002