A etapa regional do concurso de programação ACM-ICPC - International Collegiate Programming Contest, denominada South Western Europe Regional Contest (SWERC), decorre novamente nas instalações do Departamento de Informática da FCT/UNL, no Monte da Caparica.



O evento conta com a participação de 64 equipas, cada uma delas formada por três concorrentes e um treinador, provenientes de várias universidades de informática do sudoeste da Europa - Portugal, Espanha, França, Itália, Suíça, parte da Alemanha e parte da Áustria - e irá decorrer até ao próximo domingo (18 de Novembro).



A Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação - APDSI - é novamente promotora da iniciativa. Por sua vez, o Departamento de Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa assegura os requisitos técnicos e científicos associados à prova.



A realizar-se anualmente desde 1977, o ACM-ICPC conta com o patrocínio da IBM desde 1997. Desde que a Big Blue se aliou ao concurso, a iniciativa não pára de crescer. Em 1997, concorreram 840 equipas de 560 universidades. Em 2006, o número de grupos chegou aos 6099, provenientes de 1756 universidades. O volume de participantes continua a crescer aumentando entre 10 a 20 por cento todos os anos, o que leva a crer que, este ano, o número de participações na final chegue aos 7 mil.



Notícias Relacionadas:

2007-10-08 - Universidades disputam lugar em concurso internacional de programação