A partir do próximo mês será possível optar pelo novo iPhone desbloqueado também nos Estados Unidos. A novidade representa uma alteração ao tradicional modelo de comercialização no país, que assim se aproxima do que já se passa nos restantes mercados.

A informação é disponibilizada no site internacional da companhia. A par da abertura do período de pré-venda a Apple informa que, "a partir de novembro", os clientes poderão optar pelo iPhone 4S sem vinculação a um operador. Alertando para o facto de esta versão apenas ser compatível com redes GSM -nos EUA só usada pela AT&T.

Em mercados como o inglês, francês ou alemão, onde o modelo também se encontra, desde hoje, disponível para reserva, mantém-se o modelo habitual, que já permitia a encomenda do equipamento sem vinculação a um operador.

No seu site para os EUA, a Apple realça ainda o facto de o iPhone desbloqueado e compatível com GSM oferecer aos clientes a possibilidade de usar o equipamento noutros países, desde que usem um cartão micro SIM compatível. Mas, além da limitação de, no país, apenas uma operadora usar redes GSM, os preços para as versões desbloqueados podem ser um dissuasor.

A versão com 16 GB de memória vai custar 649 dólares, a de 32 GB sobe para os 749 dólares e a de 64 GB chega aos 849 dólares. As diferenças entre estes e os preços praticados pelas operadoras - com vinculações de dois anos - podem chegar aos 450 dólares a mais pelo smartphone desbloqueado.

Na Europa, os preços situam-se nos 629 euros (16 GB), 739 euros (32 GB) e 849 euros (64 GB). Nestes mercados, o equipamento desbloqueado fica disponível logo a 14 de Outubro.

Quem não parece muito preocupado com preços e alterações aos modelos de comercialização são as operadoras. O CEO da Sprint, por exemplo, disse à BusinessWeek que estimava que o novo iPhone fosse o terceiro dispositivo mais rentável de sempre para a empresa com que trabalha.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico