Se estava a pensar pedir a algum amigo residente nos Estados Unidos para enviar pelo correio um telemóvel, tablet ou leitor de MP3, o melhor é tratar do assunto rapidamente. A partir da próxima semana já não deverá ser permitido.

Os serviços postais norte-americanos anunciaram, no seu site oficial, que a partir de 16 de maio (quarta-feira), passará a ser proibido o envio de dispositivos com baterias de lítio para fora do país.

Câmaras fotográficas e de vídeo, GPS, telemóveis, portáteis, tablets, leitores de DVD portáteis, auriculares Bluetooth, leitores de MP3 ou máquinas de barbear são alguns exemplos de produtos que podem ser visados pela medida - aparentemente adotada por razões de segurança.

Segundo escreve a CNET, a razão deverá estar relacionada com a possibilidade destas baterias correrem o risco de entrar em combustão, caso estejam totalmente carregadas ou não corretamente acondicionadas para o transporte.

A mesma fonte cita também informação avançada pelo site Fast Company, segundo o qual este tipo de baterias é apontado como causa de "pelo menos duas quedas fatais de aviões de carga desde 2006".

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.