Se estava a pensar pedir a algum amigo residente nos Estados Unidos para enviar pelo correio um telemóvel, tablet ou leitor de MP3, o melhor é tratar do assunto rapidamente. A partir da próxima semana já não deverá ser permitido.

Os serviços postais norte-americanos anunciaram, no seu site oficial, que a partir de 16 de maio (quarta-feira), passará a ser proibido o envio de dispositivos com baterias de lítio para fora do país.

Câmaras fotográficas e de vídeo, GPS, telemóveis, portáteis, tablets, leitores de DVD portáteis, auriculares Bluetooth, leitores de MP3 ou máquinas de barbear são alguns exemplos de produtos que podem ser visados pela medida - aparentemente adotada por razões de segurança.

Segundo escreve a CNET, a razão deverá estar relacionada com a possibilidade destas baterias correrem o risco de entrar em combustão, caso estejam totalmente carregadas ou não corretamente acondicionadas para o transporte.

A mesma fonte cita também informação avançada pelo site Fast Company, segundo o qual este tipo de baterias é apontado como causa de "pelo menos duas quedas fatais de aviões de carga desde 2006".

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes