Um relatório hoje apresentado aos comissários europeus da Sociedade da Informação e da Investigação, Erkki Liikanen e Philippe Busquin, indica a estratégia que a Europa deve seguir para assegurar a transição da indústria de micro electrónica para a nano electrónica, considerado um sector estratégico. Entre investimento privado e público, o “Vision 2020: Nano-electronics at the centre of change” prevê a alocação de 6 mil milhões de euros por ano.



No âmbito desta estratégia deverá ser criado o European Nano-electronics Initiative Advisory Council (ENIAC), um conselho consultivo que será liderado por Pasquale Pistorio, presidente e CEO da STMicroelectronics, um dos responsáveis pelo relatório hoje apresentado. Este comité funciona como uma parceria público/privado e deverá seleccionar a agenda estratégica de investigação na área da nano electrónica e ajudar à sua implementação, refere um comunicado da Comissão Europeia.



Ainda ontem a Comissão Europeia havia apresentado a sua estratégia para sistemas embebidos, sendo que a base destes mesmos sistemas é actualmente a micro electrónica, envolvendo igualmente capitais públicos e privados. A evolução para componentes mais pequenos e mais "inteligentes", que possam gerir grandes quantidades de informação, é considerada a base do desenvolvimento nesta área.



O Comissário Europeu Erkki Liikanen destacou a importância estratégica do sector na Europa e o potencial de criação de um número significativo de empregos altamente especializados que podem garantir o crescimento e a competitividade de grande sectores industriais. "A iniciativa estratégica hoje apresentada é vital se a indústria europeia quiser permanecer na linha da frente do desenvolvimento global", refere em comunicado.



A Comissão calcula que o valor global da indústria da micro electrónica ronde actualmente os 140 mil milhões de euros, com a electrónica a gerar mais de 800 mil milhões de euros.

Notícias Relacionadas:

2004-06-28 - Europa cria plataforma público-privada para liderar desenvolvimento de sistemas embebidos