Em 2014, o número de televisões com ligação à Internet deverá atingir os 47 milhões na Europa, avança um estudo divulgado esta semana. Os números revelam um aumento de cerca de 10 milhões de equipamentos em cinco anos.

Os dados são da Futurescape e, de acordo com a empresa de estudos de mercado, a quantidade de TVs ligadas à rede não ultrapassava os 4 milhões de unidades em 2009.

Os analistas avançaram ainda que deverá ser a Alemanha a liderar o segmento, esperando-se que, em 2015, 61 por cento dos lares no país contem já com um equipamento dotado de acesso à Internet.

Olhando para os Estados Unidos da América, num horizonte temporal de cinco anos, a empresa espera que 43 milhões de casas tenham um equipamento deste género. E já em 2014, estima-se que 54 por cento do total de TVs (de ecrã plano) fabricadas no mundo deverão incluir a tecnologia.

O estudo indica ainda que 36 por cento dos telespectadores querem televisões com ligação à Internet, com fins que passam, por exemplo, pelo acesso a informações sobre os programas e partilha de conteúdos nas redes sociais ou pelas compras online. A empresa avança ainda que o interesse está associado ao crescente papel dos media sociais.