Gracinda, de Santa Maria da Feira, André e João, ambos de Lisboa. São estes os candidatos portugueses que constam na lista de 705 participantes ao programa Mars One, aquele que quer levar, pela primeira vez, pessoas para habitar e colonizar o planeta vermelho.



A nova lista de finalistas acabou de ser divulgada e há ainda outras duas pessoas escolhida que vivem em Portugal: a Deborah que vive em São Pedro do Estoril, mas que é do Uganda, e a Norma, que vive em Lisboa e é brasileira.



Nos perfis dos candidatos nunca é revelado o nome completo, possivelmente por questões de privacidade.



Os três portugueses resistiram a um corte de um terço que houve nos candidatos. Isto porque só um número limitado de pessoas vai ter a possibilidade de ir viver para Marte.



Os 705 candidatos restantes vão agora ter uma entrevista com um comité de avaliação do Mars One, marcando o início oficial da segunda ronda de seleção. Inteligência, conhecimento, adaptabilidade e personalidade serão algumas das características-chave que vão ser avaliadas.



O programa Mars One teve mais de 200 mil pessoas interessadas naquela que é descrita como uma viagem apenas de ida. Atualmente existem representantes de 99 países, mas na próxima fase serão já bem menos: os planos indicam a formação de várias equipas internacionais constituídas apenas por dois elementos, um do sexo masculino e outro do sexo feminino.



Os diferentes membros vão ser treinados em módulos específicos para que a sobrevivência não esteja em causa por questões “técnicas” - resolução de problemas em máquinas e aparelhos eletrónicos, saúde e geologia são algumas das áreas onde os aspirantes a astronautas vão ser treinados.



O primeiro voo da missão Mars One está previsto para daqui a quatro anos, enquanto a primeira missão tripulada apenas deve seguir em 2024, estando prevista para 2025 a amartagem.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico