A ExpoSIS apresentou recentemente em Lisboa o Crystal Enterprise, uma solução Web da Crystal Decisions, empresa direccionada para a implementação de sistemas de informação em PMEs, que recolhe e organiza os dados operacionais e disponibiliza ferramentas de análise, visualização e compreensão da informação dos diferentes públicos-alvo da empresa, visando a optimização da gestão empresarial.



O Crystal Enterprise integra-se com o Crystal Reports, uma ferramenta da mesma fabricante que permite conceber reports a partir de fontes de dados relacionais. O Crystal Reports suporta DHTML para a apresentação flexível e interactiva de resultados na Web, bem como XML e PDF.



O Crystal Enterprise também se integra com o Crystal Analysis, uma família de produtos que permite a execução de relatórios interactivos a partir de qualquer fonte de dados OLAP. Concebido para aumentar o valor da utilização do OLAP, o Crystal Analysis permite a estruturação dos relatórios e análises guiadas, simplificando e acelerando as respostas a questões de negócio complexas ao nível empresarial, assegura a empresa.



Completamente alterável, o Crystal Enterprise pode ser integrado em qualquer intranet, Internet, extranet ou aplicação de portal. Segundo a fabricante, a tecnologia utilizada processa os relatórios em tempo real e apresenta os conteúdos interactivos em segundos. O suporte para os formatos XML, DHTML e PDF aceleram a possibilidade de disponibilizar informação para dispositivos sem fios. Construído para diferentes plataformas (Windows 200/NT4.0 e UNIX) dispõe de tecnologia de segurança integrada utilizando uma única autenticação.



Com um preço que no mercado nacional que começa nos 10 mil euros, a mais recente solução da Crystal Decisions dispõe de uma arquitectura escalável, multi-nível e com suporte para falhas, afirma a fabricante. Para aplicações complexas, o Crystal Enterprise pode ser alojado em vários servidores, permitindo a gestão das diferentes tarefas relacionadas com segurança, organização de conteúdos, processamento de relatórios e entrega.