Mostrar a evolução dos robots desenvolvidos para coexistir com os humanos nas suas casas foi o objectivo da edição deste ano da Robodex, que se realizou na cidade de Yokohama, no Japão, de 28 a 31 de Março, e que trouxe até ao grande público o trabalho de 29 organizações, universidades e outras instituições de investigação.



A evolução mais visível neste certame foi o considerável aumento de autómatos com duas pernas, em comparação com o número apresentado em 2000, durante a primeira edição da Robodex. Todavia, um dos modelos que mais curiosidade levantou foi um novo robot de quatro pernas, fabricado pela Tmsuk, que pode andar enquanto move o seu centro de gravidade imitando os movimentos reais de um animal.



Entre os modelos presentes encontravam-se equipamentos desenvolvidos pela Sony, Tmsuk, Sanyo Electric, Omron, Bandai, Kawada Industries, National Institute of Advanced Industrial Science and Technology, Manufacturing Science and Technology Center e Sogo Keibi Hosho.



Um dos eventos mais aguardados desta exposição foi o desfile de robots que este ano contou com a presença de sete tipos diferentes, incluindo os novos modelos dançantes SDR-4X da Sony, do ASIMO que consegue andar em duas pernas e que se tem revelado num negócio rentável para o seu fabricante Honda e do Guard Robo C-4 que deverá ser comercializado pela SOK a partir deste mês pela módica quantia de 80 mil euros.



Perante este cenário, os responsáveis da exposição garantem que vão continuar com a iniciativa e esperam inclusive aumentar o número de empresas participantes nas próximas edições.



Notícias Relacionadas:

2002-01-30 - Portugal apresenta candidatura para a realização do RoboCup 2004

2001-08-09 - Futebol no RoboCup 2001 mostra capacidades de inteligência artificial

2001-06-15 - Equipas portuguesas vencem RoboCup German Open

2000-11-24 - ASIMO é o novo robot da Honda

2000-10-17 - Venda de robots cresce na Europa e EUA

2000-08-31 - Evolução dos robots mais próxima

2000-06-07 - Robot português premiado