A Nokia, Samsung e Siemens tornaram-se membros do consórcio para a Imagem e Impressão Móvel - Mobile Imaging and Printing Consortium (MIPC), um organismo que trabalha no desenvolvimento de novas soluções e normas que facilitem a impressão de imagens captadas a partir de terminais móveis com câmara.

O MICP foi fundado pela Canon, Epson e HP que o consideram fortemente posicionado para realizar os objectivos a que se propôs com a entrada dos novos membros.

Segundo os objectivos traçados pelo MIPC, na segunda metade de 2004 serão lançadas um conjunto de linhas mestras que deveram passar a orientar as opções dos principais fabricantes de terminais móveis e fabricantes de soluções para este mercado, com o objectivo de facilitar o processo de impressão doméstica e uniformizar as normas usadas.

Na base do trabalho do grupo estão os standards mais comuns de conectividade como o Bluetooth ou tecnologias de impressão a partir de cartões de memória como o PictBridge.

Ramon Garrido, presidente do MIPC, considera que a adesão dos fabricantes móveis ao consórcio é fundamental porque o trabalho da organização para ser bem sucedido "terá de conseguir actuar ao nível do hardware, software e tecnologias wireless utilizadas no desenvolvimento de soluções móveis de impressão e imagem", afirma em comunicado.

Um estudo recente realizado pela InfoTrends confirma a expansão rápida na utilização deste tipo de dispositivos e aponta para que sejam impressas 5 mil milhões de imagens captadas a partir de terminais com câmara ao longo de 2004, um número que tende a aumentar para 37,2 mil milhões em 2008.

Notícias Relacionadas:
2004-02-13 - Fabricantes de impressoras querem normalização em fotografias capturadas através de telemóveis