O Facebook anda à procura da melhor solução para a construção de um data center biodegradável. Em parceria com a Universidade de Purdue, nos EUA, a rede social está a realizar um concurso para o melhor projeto de computador biodegradável.
A ideia é os estudantes criarem o chassis de um servidor que seja tão descartável como um pacote de leite ou uma casca de laranja. Segundo a Wired, a Universidade de Purdue estima que a cada quatro anos é trocado um servidor, o que resulta numa grande quantidade de lixo eletrónico.
O chassis dos servidores é tradicionalmente feito de ferro, e mesmo sendo o ferro reciclável, a própria reciclagem gera lixo não biodegradável e é preciso simplificar o processo através dos materiais usados durante a construção.
O Facebook e a universidade vão disponibilizar um data center aos alunos, para que as propostas possam ser experimentadas. O vencedor terá entrada no Open Compute Summit, onde poderá apresentar a sua inovação ecológica ao mundo.
Os data centers são conhecidos pelas grandes quantidades de poluentes que produzem e muitas empresas têm apostado na construção de centros de dados que são cada vez mais amigos da Natureza. Um estudo da Pike Research estima que em 2016 as empresas tecnológicas gastem em conjunto mais de 40 mil milhões de dólares em data centers "amigos do ambiente".
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Em destaque
-
Multimédia
Osmo Action 6 é a primeira câmara de ação da DJI com abertura variável -
Site do dia
Como saber se tem cobertura de fibra, rede fixa e móvel na sua zona? -
App do dia
Quer recriar o charme da fotografia vintage? Experimente os filtros e efeitos da Vintify -
How to TEK
É mais fácil convidar amigos para um grupo do WhatsApp. Saiba como fazer
Comentários