O Facebook vai declarar guerra aos memes ofensivos. Com milhões de imagens partilhadas diariamente naquela rede social, a empresa decidiu recorrer às capacidades de um novo sistema de inteligência artificial para limpar a plataforma de quaisquer imagens que violem as regras de utilização. No entanto, a Rosetta vai estar especialmente apta para lidar com memes. De acordo com a gigante norte-americana, esta IA foi munida com um software que lhe permite identificar texto embutido em imagens e transcrevê-lo para um equivalente legível.

Este não é um sistema novo, mas dada a quantidade de imagens com que os colaboradores do Facebook tinham de lidar todos os dias, a empresa viu-se obrigada a colocá-lo ao seu serviço. A Rosetta, que já se encontra em funcionamento, é capaz de extrair e ler texto de mais de mil milhões de imagens e frames de vídeo por dia, entre Facebook e Instagram.

Para além de filtrar memes e identificar padrões neste sector, a Rosetta também pode ser utilizada para mostrar ao Facebook que tipo de conteúdos as publicações estão a partilhar e que tipo de posts os utilizadores mais consomem. Em consequência, esta leitura poderá ser importante para a reorganização do feed de notícias, por exemplo.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.