
O Facebook vai declarar guerra aos memes ofensivos. Com milhões de imagens partilhadas diariamente naquela rede social, a empresa decidiu recorrer às capacidades de um novo sistema de inteligência artificial para limpar a plataforma de quaisquer imagens que violem as regras de utilização. No entanto, a Rosetta vai estar especialmente apta para lidar com memes. De acordo com a gigante norte-americana, esta IA foi munida com um software que lhe permite identificar texto embutido em imagens e transcrevê-lo para um equivalente legível.
Este não é um sistema novo, mas dada a quantidade de imagens com que os colaboradores do Facebook tinham de lidar todos os dias, a empresa viu-se obrigada a colocá-lo ao seu serviço. A Rosetta, que já se encontra em funcionamento, é capaz de extrair e ler texto de mais de mil milhões de imagens e frames de vídeo por dia, entre Facebook e Instagram.
Para além de filtrar memes e identificar padrões neste sector, a Rosetta também pode ser utilizada para mostrar ao Facebook que tipo de conteúdos as publicações estão a partilhar e que tipo de posts os utilizadores mais consomem. Em consequência, esta leitura poderá ser importante para a reorganização do feed de notícias, por exemplo.
Em destaque
-
App do dia
Microsoft To Do: nova versão tem ainda mais funcionalidades para ajudá-lo a ser organizado -
Site do dia
Giphy lista os 10 GIFs mais populares de 2019. Já usou algum? -
Montra TEK
8 computadores portáteis preparados para acelerar no gaming -
Sugestão TEK
Os melhores acessórios para levar o smartphone para os treinos -
Análise TEK
O candeeiro da Ikea parece um cogumelo mas dá (boa) música
Comentários