A Cisco colocou ontem no seu site um aviso aos utilizadores de alguns modelos dos seus routers e switches para uma falha de segurança descoberta no software Cisco IOS. A empresa já disponibilizou uma correcção ao software que pode ser descarregada gratuitamente pelos utilizadores.




A falha de segurança afecta todos os equipamentos que usam o software Cisco IOS e que estejam configurados para processar comunicações segundo o protocolo IPv4. De acordo com a informação da empresa, os routers e switches que corram apenas o protocolo IPv6 não são afectados por este problema.




Devido a esta falha de segurança, equipamentos que recebam uma sequência de mensagens especialmente configurada para explorar este problema podem parar de processar tráfego. Segundo a informação da Cisco, nenhum alarme será accionado e o router não faz reload para corrigir os problema, sendo necessário aplicar medidas alternativas ou fazer um upgrade do software com a versão corrigida do código, disponível através dos habituais canais de actualização.

Segundo declarações do porta voz da Cisco à C|net, a empresa detectou esta falha de segurança através de testes internos e não são conhecidos ataques de hackers que tenham explorado este problema.



Notícias Relacionadas:

2003-07-07 - Concurso de hackers com resultados pouco claros


2003-02-13 - Grupo de Trabalho para o IPv6 reúne ainda este mês

2002-05-15 - Cisco introduz software para proteger redes IP de falhas