Os sistemas operativos mais utilizados actualmente, o Windows XP e o Vista, estão na ordem do dia devido às falhas de segurança encontradas por especialistas da área. Uma das vulnerabilidades foi descoberta este fim-de-semana e prende-se com um erro de programação das versões 7.2 e 7.3 do QuickTime.



Diversas empresas de segurança referem que o bug encontrado nas versões 7.3 do software da Apple pode ser utilizado para comprometer a estabilidade do sistema operativo e salienta que existe na rede uma aplicação maliciosa que permite utilizar a vulnerabilidade gerada pelo bug.



Após fazer o exploit da falha, um utilizador mal intencionado pode executar diversos códigos maliciosos, ganhando o controlo do computador.



Posteriormente, o hacker Beau Butler referiu à imprensa australiana que havia alertado a Microsoft para a existência de uma falha no Web Proxy Autodiscovery utilizada pelas versões 6 e 7 do Internet Explorer.



A empresa de Bill Gates não manifestou qualquer feedback mesmo tendo conhecimento que este é um redesenho de uma falha com mais de cinco anos que afecta todas as versões do Windows, incluindo a mais recente. Ao aproveitar-se desta falha, um atacante pode manipular todo o tráfego na Internet de uma determinada rede.



Butler indicou que um único ataque à referida falha pode afectar simultaneamente 160 mil computadores na Nova Zelândia.



Em ambos os casos, tanto no que diz respeito à falha relacionada com o QuickTime como com esta última, não existe um patch que corrija as vulnerabilidades. Por enquanto, nem a Apple nem a Microsoft se pronunciaram acerca da correcção das falhas reportadas embora a empresa de Bill Gates refira que está a trabalhar numa possível solução.



Notícias Relacionadas:

2007-09-07 - Próximo Patch Tuesday vai corrigir cinco falhas de segurança