
A sofisticação das táticas e da tecnologia utilizada pelos cibercriminosos superaram de forma alarmante a capacidade de resposta dos departamentos de TI e profissionais de segurança, assegura a Cisco.
No seu Relatório Anual de Segurança, a empresa refere que a escassez de profissionais de segurança informática qualificados teve um grande impacto na capacidade de monitorização das empresas relativamente às suas redes em 2013, ano em que as vulnerabilidades e ameaças a nível global atingiram os seus mais altos níveis desde 2000.
"A maioria das organizações não tem os colaboradores ou os sistemas necessários para monitorizar as suas redes de forma sistemática, por forma a detetar ameaças e implementar proteções a tempo e de forma efetiva", refere o relatório citado pela Network World.
O relatório mostra que o cenário mudou drasticamente dos ataques individuais, com prejuízos limitados, para operações de cibercrime organizado bastante sofisticadas e capazes de causar consequências significativas às grandes empresas e aos Governos.
Também revela que as novas classes de dispositivos e as novas arquiteturas de infraestrutura oferecem aos cibercriminosos novas oportunidades para explorarem ativos mal protegidos.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
John Travolta em modo robot? Optimus da Tesla mostra como se arrasa na pista de dança -
App do dia
Widgetable dá mais vida ao ecrã do smartphone com widgets partilhados entre amigos ou caras-metades -
Site do dia
50 dias para desbloquear conhecimento em IA com a AI Skills Fest da Microsoft -
How to TEK
Já viu o círculo azul no WhatsApp, Instagram e Messenger? É o novo Meta AI e (ainda) não o pode desligar
Comentários