Os dados são da consultora NPD, incluem vendas de hardware, software e acessórios, e referem-se apenas ao mercado norte-americano, um barómetro para a atividade do setor a nível mundial.



No hardware, os números mostram que as vendas atingiram os 99,4 milhões de dólares, com a Microsoft a liderar novamente. No período foram comercializadas 107 milhões de unidades, fazendo de julho o 31º mês consecutivo de liderança para a Xbox. Nintendo e Sony não revelaram dados.



As vendas de hardware, dominada pelas consolas, recuaram em julho 34%, uma tendência que os analistas consideram sazonal - tipicamente no verão os utilizadores compram menos este tipo de produtos - mas que é também um sinal do lançamento a breve prazo de novos equipamentos.



No software, onde o volume de negócios é maior, os resultados apurados para as vendas também foram negativos, face ao mês homólogo, mas numa proporção menor. As empresas do setor venderam software no valor de 222,3 milhões de dólares, menos 19% que em julho de 2012.



Recorde-se que a nova Xbox One tem data de lançamento prevista para novembro. Inicialmente a Microsoft previa o lançamento em simultâneo para 21 mercados. no final da semana passada revelou que retira deste leque oito países, para conseguir assegurar níveis de distribuição adequados do produto. A nova PlayStation chegará às lojas também no final do ano.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico