O FBI está a investigar um ataque informático ao Citigroup que terá levado ao desvio de dezenas de milhões de dólares, segundo informação avançada ontem pelo The Wall Street Journal. A instituição bancária nega que tal tenha ocorrido.
Ainda de acordo com a mesma fonte, que cita declarações de "entidades oficiais" cuja identidade não foi revelada, o ataque terá visado também dois sistemas informáticos governamentais, suspeitando-se que os hackers mantenham ligações a um cyber gang russo.
Numa declaração à imprensa, citada pela Associated Press, o Citigroup afirma que "quaisquer alegações sobre a investigação pelo FBI de um caso envolvendo uma falha na segurança dos sistemas informáticos do Citi que tenha resultado em perdas de dezenas de milhões de dólares são falsas. Não houve qualquer falha e não houve perdas associadas".
De acordo com o jornal, o ataque dirigido aos sistemas do Citibank terá sido detectado durante o Verão, mas pode ter ocorrido até um ano antes, estando o FBI, a National Security Agency, o Homeland Security Department e o Citigroup a trabalhar em conjunto na investigação.
Esta não é a primeira vez que o nome do Citibank surge associada a uma fraude deste género. Já em Julho tinha sido avançada informação que indicava uma fraude com contornos semelhantes mas pelos detalhes fornecidos não é possível perceber se estamos perante o mesmo caso.
Em destaque
-
Multimédia
Novo Volvo EX60 promete 810 km de autonomia e vai conversar consigo através do Gemini -
App do dia
ClickUp: Uma plataforma que promete substituir todas as ferramentas de produtividade -
Site do dia
Quer mostrar por onde andou nas últimas férias? Trip Replay transforma viagens em vídeos -
How to TEK
Onde encontrar os ficheiros descarregados no iPhone ou smartphone Android?
Comentários