Numa mensagem publicada no Portal das Finanças, informa ter conhecimento de que "alguns" contribuintes têm recebido mensagens de correio eletrónico supostamente provenientes da AT, nas quais é pedido que se carregue num 'link' que é fornecido para recebimento de um alegado reembolso.

Como exemplo do corpo dessas mensagens mostra um email intitulado "Aviso importante - Reembolso do IVA", onde é dito que, com base no último cálculo fiscal, se determinou que o destinatário da mensagem é elegível para um reembolso de impostos de 1493 euros.

"Clique em baixo para completar o processo de reembolso através do Portal das Finanças Website", lê-se nesse email que a AT lembra ser falso e dever ser ignorado.

"O seu objetivo [do email fraudulento] é convencer o destinatário a aceder a páginas maliciosas carregando nos 'links' sugeridos. Em caso algum deverá efetuar essa operação", adverte.

As mensagens que simulam o envio por parte da Autoridade Tributária estão entre algumas das campanhas de phishing que tentam obter informação e passwords dos utilizadores, ou levá-los a clicar em links através dos quais são instalados trojans ou keylogers.

O SAPO TEK tem reunido alguns dos principais exemplos de phishing que circulam em Portugal, que pode ver na galeria.

Clique nas imagens para mais detalhes