As empresas pertencentes ao Forum DVD aceitaram em reunião a integração do sistema de codificação regional na próxima geração de discos de tecnologia óptica. Durante o encontro foi acordado entre todos a criação de um grupo de trabalho que será responsável pelo desenvolvimento do sistema de codificação nos HD DVD, bem como a criação do mapa de regiões e os requerimentos necessário junto dos estúdios.
Esta é uma medida semelhante à já utilizada nos DVDs comuns, que torna incompatível a leitura de um disco comprado num mercado de região diferente daquela a que pertence o leitor de DVD, por forma a impedir a pirataria. Apesar da codificação os leitores adaptados ou de marca branca, maioritariamente fabricados no mercado asiático, permitem a leitura dos discos sem que a reprodução seja afectada pelos códigos regionais.
Durante o encontro o comité técnico do Forum DVD aprovou outras medidas para além da protecção do HD DVD, nomeadamente a criação de um novo formato físico, capaz de suportar os conteúdos HD DVD, apenas legível na China, bem como a criação de especificidades de gravação, incluindo o dual-layer HD DVD-RW.
Os fabricantes de suportes compatíveis com a tecnologia de alta definição a Blu-ray já haviam anunciado de início a intenção de codificar os seus discos por região, reduzindo o número de regiões codificadas de sete para apenas três: América do Norte e América do Sul, Ásia (excepto China), Europa e África, Rússia, China e todas as restantes regiões.
Notícias Relacionadas:
2006-03-27 - Toshiba remete para Abril lançamento do primeiro leitor de HD DVD
2006-03-18 - LG vai comercializar leitor de vídeo que combina formato Blu-ray e HD DVD
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Gemini 2: A pequena grande missão que abriu portas para a conquista da Lua -
Site do dia
28 dez 2024 09:48 Um esquilo entalado e uma águia perseguida: estas são as fotos mais cómicas de animais -
App do dia
O Duolingo do fitness chegou. Chama-se Impakt e quer mudar os seus treinos para melhor -
How to TEK
Google Maps pode ser transformado numa “máquina do tempo”. Veja como
Comentários