Criado com o objetivo de premiar e reconhecer projetos de investigação científica de utilidade prática, a iniciativa entregará este ano 9 mil euros em prémios científicos aos seis finalistas nas duas categorias premiadas: doutoramento e mestrado.



Na categoria de doutoramento o projeto distinguido visa um conjunto de aplicações criadas para otimizar pesquisas na Internet de acordo com a contextualização temporal dos acontecimentos.


Na categoria de mestrado o projeto vencedor desenvolveu uma tag RFID que consegue operar em superfícies problemáticas, como são os líquidos, metais ou corpo humano. É uma tecnologia low-cost e com elevado alcance de leitura, explica o instituto no comunicado onde divulga os nomes dos vencedores. A solução premiada pode ser especialmente interessante para utilizar na identificação de pacientes em hospitais, gestão de armazéns, supermercados ou lojas.



O vencedor da categoria doutoramento recebeu um prémio de três mil euros, mais mil que o vencedor na categoria de mestrado. Os restantes prémios monetários foram distribuídos pelos outros quatro premiados.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico