A Microsoft deu ontem conta de que foram disponibilizadas ilicitamente na Internet partes incompletas do código fonte de algumas versões do seu sistema operativo Windows, nomeadamente, as versões 2000 e NT4.0.



Tom Pilla, porta voz da Microsoft, citado pela AP, garante que a gigante do software só deu conta do facto durante o dia de ontem, quinta-feira, e está a investigar o sucedido. Não é conhecido pela fabricante o volume de código divulgado, a altura em que ocorreu a fuga de informação e a quantidade as pessoas que tiveram acesso à mesma. Segundo Tom Pilla, a sua empresa não conseguiu apurar imediatamente a fonte da fuga de informação, tendo contactado as autoridades.



O porta-voz da Microsoft afirmou ainda que não existem indicações de que a fuga de informação fosse resultado de uma brecha na rede empresarial da fabricante e que até ao momento não foi conhecido qualquer impacto imediato entre os seus clientes.



O acesso ao código fonte poderá permitir que os piratas informáticos explorem o sistema operativo e ataquem as máquinas que corram as versões do Windows visadas. As várias versões do sistema operativo Windows existentes são usadas em centenas de milhões de computadores em todo o mundo.



Um tal acesso ao código poderá igualmente ser aproveitado pelos rivais da gigante do software que assim passarão a conhecer melhor o funcionamento da tecnologia Microsoft e ganhar vantagem competitiva.



Os analistas do mercado informático parecem não ter ficado muito surpreendidos com o sucedido, já que a Microsoft tem vindo a partilhar partes do código fonte do seu sistema operativo com várias entidades - entre empresas, agências governamentais norte-americanas, governos de outros países e universidades -, embora sob uma política bastante restritiva mediante a qual tais entidades estão impedidas de disponibilizarem publicamente tal informação.



Notícias Relacionadas:

2004-01-22 - Espanha com acesso autorizado a código fonte do Windows


2003-08-01 - Microsoft já disponibilizou códigos fonte do Windows a 12 governos

2003-07-25 - Microsoft faz progressos e melhora condições de acesso ao código do Windows

2003-01-15 - Microsoft autoriza governos a analisarem código fonte