A Fuji Photo Film, especialista em produtos e serviços inovadores de imagem e informação, desenvolveu em conjunto com a Olympus um cartão de memória flash de grande capacidade designado xD-Picture Card e destinado às câmaras fotográficas digitais.
Distribuído inicialmente em modelos de 16, 32, 64 e 128 MBytes de capacidade de armazenamento de dados, o xD-Picture Card tem o potencial de guardar até oito GBytes, prevendo-se que seja lançado até ao final do ano uma versão adicional com capacidade para 256 MBytes. Este formato tem também a particularidade de ser extremamente compacto, possuindo o tamanho de uma pequena moeda e pesando menos que três gramas.
Esta combinação de um tamanho pequeno com uma grande capacidade de armazenamento de dados irá permitir que a Fujifim e outras companhias fabriquem câmaras digitais mais finas e leves do que até agora era possível. A Fujifilm e a Olympus já anunciaram que pretendem lançar este Outono câmaras compatíveis com o xD-Picture Card.
Outra característica deste cartão ultra-compacto é o facto de ter sido concebido para minimizar o consumo de energia, poupando desta forma o tempo de duração da bateria. Para além disso, consegue ler e gravar a velocidades mais elevadas em comparação com os suportes tradicionais.
No momento em que forem introduzidas as primeiras câmaras com este cartão pré-integrado estarão disponíveis adaptadores para os formatos PCMCIA e CompactFlash, de forma a que o números de câmaras e outros dispositivos compatíveis seja elevado.
Notícias Relacionadas:
2001-02-20 - SmartMedia chega aos 128MB
2001-02-13 - Fuji renova Finepix
2000-07-25 - Três numa Fuji
2000-05-01 - FinePix 4700 Zoom desilude
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Mats Steen: a história de um jogador de World of Warcraft que foi além do virtual -
App do dia
Infinity Nikki chegou e é considerado um dos mais belos jogos para smartphones -
Site do dia
Video Ocean é uma plataforma de IA para converter imagens e texto em vídeo -
How to TEK
Cansado de respostas na pesquisa do Google com elementos de IA? Saiba como desativar
Comentários