A Fujitsu está a apresentar no Fórum Fujitsu 2005, no Japão, um ecrã maleável, capaz de exibir imagens a cores e que pode ser utilizado como papel electrónico, tendo a vantagem de consumir pouca energia.

O papel pode ser dobrado e apertado com os dedos sem que isso implique qualquer modificação visual do texto ou imagem, ao contrário do que acontece nos ecrãs de cristais líquidos, por exemplo.

Com 0,8 milímetros de espessura, o e-paper é formado por três camadas (azul, verde e vermelha) e tem incluído uma memória, que permite gravar diversas "páginas" numa única folha.

A empresa japonesa acredita que o e-paper é direccionado a campanhas publicitárias existentes nos locais públicos, como estações de comboio e metro, outdoors, superfícies curvas ou folhetos de informação, devido à sua flexibilidade, peso e reduzido consumo eléctrico.

"A informação pode ser actualizada todos os dias, permitindo campanhas mais eficiente", disse um porta-voz da empresa.

A procura de um formato electrónico que substitua o papel é um dos paradigmas da indústria mas os avanços não têm sido considerados suficientemente interessantes para desenvolver ofertas de mercado.

Notícias Relacionadas:

2005-05-18 - Hipermercados Continente adoptam sistema de self-service desenvolvido pela Fujitsu

2004-03-26 - Sony apresenta leitor de livros electrónicos com tecnologia E-Ink