A Fujitsu comunicou hoje que vai levar à maior feira de comunicações móveis da Europa, com início marcado para segunda-feira, um smartphone com quatro núcleos de processamento e suporte à quarta geração móvel.

O anúncio oficial surge poucos dias depois de a imprensa internacional ter avançado que a fabricante japonesa se preparava para alargar ao mercado europeu a comercialização dos seus smartphones, que até à data têm estado disponíveis apenas na Ásia.

Num comunicado enviado hoje à imprensa, a empresa avisa que vai estar no Mobile World Congress a demonstrar a sua nova "coqueluche": um smartphone à prova de água e de pó, equipado com um processador NVidia Tegra 3, a 1,5 GHz e suporte ao LTE e WiMAX.

[caption]Fonte: Fujitsu[/caption]

A fabricante garante que o modelo, equipado com a mais recente versão do Android (4.0 ou Ice Cream Sandwich) se encontra otimizado para oferecer um desempenho ao nível do processamento comparável ao das consolas de videojogos, assegurando grande autonomia da bateria.

A promessa é ambiciosa, principalmente se tivermos em conta que o dispositivo apresenta ainda características como um generoso ecrã de 4,6 polegadas.

O destaque para as capacidades multimédia está ainda patente em detalhes como a câmara de 13,1 megapixéis, numa altura em que ainda não são conhecidos muitos detalhes sobre o modelo. Sabe-se, por exemplo, que vai incluir também um leitor de impressões digitais.

A empresa afirma que o modelo foi desenvolvido para "endereçar as crescentes quantidades de dados com que os dispositivos móveis têm de lidar", o que explica a escolha do processador e o suporte à quarta geração móvel.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes