O maior optimismo no mercado teve um efeito positivo nas contas da Fusjitsu Portugal que no último ano fiscal cresceu 6% em faturação e 14% em colaboradores, chegando aos 1904 funcionários, um número que faz da empresa o maior empregador japonês em Portugal e uma das maiores tecnológicas a operar no país em termos de ativos humanos.

Os números foram partilhados por Carlos Barros, diretor geral da Fujitsu Portugal, na abertura do Fujitsu World Tour, a conferência anual da empresa que decorre hoje no Centro de Congressos de Lisboa e que passa por mais de 20 países, nos cinco continentes. “No último ano tivemos duas vezes mais negócios novos, num mercado que está mais ativo e com maior optimismo, o que permitiu duplicar o valor”, sublinha Carlos Barros.

O gestor adiantou, porém, que estes números não acontecem por acaso, e são resultado também da co-criação que é feita com parceiros e clientes. “O sucesso da Fujitsu é o sucesso dos clientes”, adiantou, lembrando que “nada acontece se não continuarmos a investir em competências e pessoas”, e por isso também o investimento da empresa em I&D foi multiplicado por cinco em Portugal.

Nas áreas de aplicações a empresa cresceu 160%, um valor onde está também incluído o negócio digital, IoT, automação e realidade aumentada, enquanto nos serviços o crescimento foi de 124%. Nesta área Carlos Barros confessou que foi um ano difícil, onde se fez a renovação de muitos contratos mas que foi bem sucedido, o que garante a sustentabilidade da empresa para os próximos três anos.

E a ambição? Continuar a crescer, mas também tornar a Fujitsu Portugal um Hub que consiga trazer mais centros de competências de todas as áreas digitais em Portugal.

Projetos concretos a avançar em Portugal

Carlos Barros referiu na sua apresentação uma série de projetos que a Fujitsu está a desenvolver com clientes e com parceiros em Portugal, nas áreas da inteligência artificial, automação, Smart farming e Smart factoring, onde se têm dado passos significativos, com grande impacto na mudança das organizações e na sua competitividade.

Grande parte destes projetos estão a ser mostrados e podem ser experimentados na área de exposição do Fujitsu World Tour, que conta com mais de 700 participantes. Hoje ainda serão revelados os Startup Awards para soluções B2B inovadoras que se posicionam na área da Transformação Digital.