A Fujitsu Siemens Computers prepara o lançamento de um computador pessoal "amigo do ambiente" e que cumpre já as directrizes relativas ao chumbo e halogéneo fixadas para 2006 pela União Europeia (UE).



Com a denominação Scenic S 2, o novo PC apresenta, de acordo com a sua fabricante, não só características ecológicas, tais como plásticos isentos de retardadores de chama à base de halogéneo, funções de economia de energia para a fonte de alimentação e materiais recicláveis, mas também uma mainboard compatível com a salvaguarda do ambiente.



A selecção dos materiais utilizados na D1382-G Green Mainboard constitui um factor chave, explica a Fujitsu Siemens Computers em comunicado. "O uso de placas de circuito impresso sem chumbo e sem halogéneo, bem como de processos de soldagem isentos de chumbo, permite que a proporção de chumbo seja reduzida dos cerca de 12 gramas por mainboard para menos de 3 gramas", assegura a fabricante que adianta ainda que o restante chumbo está presente apenas nos componentes e nos chips.



A mainboard do Scenic S 2 Green PC foi ainda dotada de funções ecológicas suplementares, como a de "Gestão Térmica", por exemplo, que evita o ruído desnecessário emitido pelas ventoinhas da fonte de alimentação e do processador. As ventoinhas só funcionam na potência máxima no caso de se registar um aumento significativo da temperatura do processador, assegura a Fujitsu. Se a carga do CPU for baixa, as ventoinhas estarão mesmo completamente desligadas (modo de silêncio).



Além disso, o "HDD silent mode", coloca em modo de silêncio o disco rígido, evitando igualmente o ruído desnecessário do mesmo. A função "IA-PC"
(Save-To-RAM) diminui o consumo de energia do computador para 5W em modo standby. Quando o computador é ligado, retoma o estado em que se encontrava quando foi desligado em apenas alguns segundos, acrescenta a fabricante.



A utilização do chipset Intel 845G significa que as capacidades gráficas, de áudio e rede local (LAN) estão já integradas na mainboard, tornando supérflua a carga adicional das placas de expansão à base de chumbo e halogéneo.



Notícias Relacionadas:

2002-11-02 - Fujitsu Siemens Computers realinha estratégia global de PCs
2002-10-11 - UE chega a acordo para recolha e tratamento de lixo electrónico nos Estados-membros
2002-10-08 - Fujitsu e Siemens alargam parceria em negócio de PCs aos EUA e à Ásia