A Fundação Vodafone quer despertar o interesse das crianças pelas ciências e engenharia, bem como desenvolver as suas competências nas áreas da eletrónica, matemática, física e computação, pelo que vai colocar ao dispor de 100 crianças de várias instituições açorianas 20 kits de robótica e 5 computadores.

Entre 16 e 20 de julho, as crianças dos 10 aos 14 anos da CASA - Centro de Apoio Social e Acolhimento, da Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande, de Kairós – Coriscolândia e do Colégio S. Francisco Xavier vão ser desafiadas a observar, abstrair, raciocinar e inventar.

Ao interagir com robots e novas tecnologias, pretende-se que os participantes vão adquirindo as noções básicas da sua estrutura e funcionamento, podendo posteriormente desenvolver novas funcionalidades, jogos ou outros robots.

A Fundação defende que, através de atividades desenvolvidas em grupo, a robótica é uma “ajuda no desenvolvimento cognitivo das crianças” e que, dessa forma, poderão “vivenciar situações e desafios do seu quotidiano”.