Após ter criado há cerca de um ano a Rearden Steel Technologies, Steve Perlman, fundador da WebTV - a primeira empresa que teve a ideia de juntar a televisão e a Internet - apresentou hoje finalmente o primeiro produto da sua nova companhia, o Moxi Media Center, um dispositivo digital de entretenimento multimédia e multifunções dirigido para o mercado doméstico e, em especial, para a sala de estar.



O anúncio, efectuado no primeiro dia da edição de 2002 do Consumer Electronics Show, uma exposição sobre produtos de electrónica de consumo a decorrer em Las Vegas até ao dia 11, serviu também para revelar uma mudança de identidade da Rearsen Steel Technologies, passando a companhia a designar-se Moxi Digital.



O Moxi Media Center permite reproduzir música, ver televisão por satélite ou cabo, gravar vídeos, aceder à Internet em banda larga, bem como outras funcionalidades, tudo a partir de qualquer quarto da casa do utilizador, necessitando apenas do espaço para uma caixa. O dispositivo pode ser ligado a um televisor e descodificar uum sinal enviado por cabo ou satélite.



Funcionando como uma combinação de uma set-top box digital, gravador de música e leitor ou jukebox de música em formato MP3 - permitindo o armazenamento de centenas de CDs -, servidor de conteúdos multimédia, gateway de Internet - através da inclusão de um modem interno de cabo ou ADSL - e firewall, este aparelho impede que se tenha que adquirir separadamente um vasto leque de equipamento.



Apesar de não indicar o preço, a empresa refere que esta solução multimédia terá um custo semelhante ao de "uma set-top box digital básica com uma configuração doméstica típica". A companhia de Steve Perlman está também a planear disponibilizar outros serviços através deste dispositivo, como VoIP - Voice over IP, telefone via Internet -, edição de imagens digitais e jogos online.



O dispositivo de entretenimento multimédia pode suportar Media Center Extensions, aparelhos do tamanho de um livro de capa dura que distribuem o poder de controlar as opções do sistema para outras divisões da casa. Através de um sistema com ou sem fios, estas extensões permitem ouvir um programa de áudio que está a ser reproduzido na sala de estar em outros quartos.



A Moxi Digital anunciou também uma parceria com a operadora de televisão por satélite EchoStar. Este acordo tem como objectivo introduzir estas set-top boxes - equipadas com a plataforma de software da Moxi - nas casas dos clientes da operadora já a partir de 2003. Nos termos deste negócio, a EchoStar irá adqurir as caixas à empresa de Steve Perlman.



Esta companhia pretende também conceber hardware, software e produtos de comunicações de redes com vista a acelerar o desenvolvimento do entretenimento digital. No grupo de financiadores da Moxie Digital encontram-se a Cisco, a AOL Time Warner e a Vulcan Ventures - empresa de investimento em capital de risco de Paul Allen, co-fundador da Microsoft. Perlman vendeu a WebTV em 1997 à gigante de software por 425 milhões de dólares (475 milhões de euros ou 95,2 milhões de contos).


Notícias Relacionadas:

2001-12-18 - SONICblue lança "aparelhagem" digital Rio de alta fidelidade

2001-10-19 - Microsoft e Samsung juntas no desenvolvimento de tecnologias domésticas

2001-08-27 - Samsung e Microsoft criam servidor de rede doméstica

2001-06-20 - HP anuncia dispositivo digital de entretenimento doméstico