A centro de convenções Koelnmesse e a game association, a organizadora da gamescom, revelou que o certame de gaming está de regresso ao formato físico na edição de 2022. O evento decorre em Colónia, entre os dias 24 e 28 de agosto, mas o formato digital, que serviu de suporte durante as últimas duas edições devido à pandemia, vai ter uma extensa oferta de conteúdos, disse a organização. A partir de hoje, as empresas interessadas em exibir os seus jogos e produtos já se podem registar.

A Gamescom 2022 vai oferecer áreas de entretenimento e negócios, assim como secções adicionais para cosplay, área retro e indies, mantendo o ambiente de festival pelo qual a gamescom é conhecida. As conferências Opening Night Live, gamescom studios e gamescom: Awesome Indies vai ter público ao vivo, mas serão transmitidas online via streaming. A organização pretende uma maior interação com o público, com oferta de bundles especiais de conteúdos, assim como “missões interativas” nos canais da gamescom, com prémios. Além disso, há espaço para projetos cooperativos com criadores internacionais e parceiros de imprensa.

Gamescom 2022

“Todos os fãs da gamescom esperaram por este momento nos últimos dois anos, o regresso do evento físico em Colónia e do ambiente único de festival que todos sentimos falta”, destaca Felix Falk, da game, responsável pela organização da gamescom. “Este ano estamos a combinar o melhor dos dois mundos, um extenso programa digital com a incomparável experiência física da gamescom”.

O COO da Koelnmesse, Oliver Frese, destaca que a criação de um conceito forte, com base na segurança e saúde de todos os presentes. “É sempre bom ter um parceiro forte como a game no nosso lado, assim como os exibidores e visitantes”. Apela também a contribuição de todos para tornar o evento mais “verde”. A organização pretende melhorar algumas das medidas que já eram feitas, incluindo o acesso a bilhetes gratuitos para transportes públicos.

Um dos pontos salientados é a sua iniciativa “gamescom goes green”, uma ação ambiental mais ecológica na organização do seu evento em 2022. A Koelnmesse refere que o evento irá respeitar todas as normas de segurança e higiene, em harmonia com as leis em vigor. Vai ser melhorado a gestão de admissão ao evento, assim como filas digitais e venda limitada de bilhetes.

A game e a Koelnmesse pretendem reduzir as emissões de CO2 durante a semana do evento. Para tal têm um programa assente em três pilares: todas as áreas pelo qual as duas entidades são responsáveis são geridas em cooperação com a ClimatePartner. E vão ser adicionados dois projetos livres de carbono certificados: um projeto de energia eólica do Brasil e fornos para cozinhar da Nigéria.

Ainda no que diz respeito ao combate ao carbono, os visitantes podem contribuir de forma voluntária em ações climáticas com a doação ou compra do “bilhete verde”. As receitas revertem para a floresta da gamescom perto de Bayreuth, um programa que teve inicio em 2020 e já florestou 20 mil metros quadros. E dependendo do tamanho do seu espaço, as empresas também podem fazer as respetivas contribuições.