
A Garmin está consciente de que o negócio dos GPS está em fase de reconfiguração, muito por causa do crescimento dos smartphones que têm capacidades e aplicações de geolocalização e navegação. A tecnológica decidiu inovar e apresentou um periférico heads-up display (HUD) que projeta as informações do GPS no vidro frontal dos carros.
O mostrador digital batizado de HUD coloca no campo de visão do condutor algumas informações básicas como a velocidade a que o carro se desloca, a direção da próxima curva e a distância até essa curva. O equipamento tem ainda a capacidade de detetar quando vai aparecer o próximo ponto de controlo de velocidade e alerta para a possibilidade de tráfego nas vias automóveis.
[caption][/caption]
Ao contrário dos sistemas de geolocalização atuais, o HUD dispensa a representação gráfica de um mapa e da localização do condutor, já que este tipo de informação projetada no vidro do carro poderia ser motivo de distração.
A ideia do dispositivo, além de evoluir no conceito de GPS, passa também por aumentar os níveis de segurança já que os dispositivos físicos, sujeitos a receberem chamadas, SMS e notificações, podem aumentar os níveis de distração de quem conduz.
Já disponível em carros topo de gama, a Garmin quer tornar o HUD uma tecnologia de navegação acessível. O equipamento deve ficar disponível até ao final do verão por 129 dólares, cerca de cem euros. O equipamento é compatível com qualquer smartphone Android, iOS e Windows Phone 8 com Bluetooth e que consiga suportar a app StreetPilot da Garmin.
O TeK questionou a filial portuguesa sobre a disponibilidade e preço para o mercado nacional, recebendo a indicação de que ficará disponível "muito em breve".
Com o lançamento do HUD a tecnológica espera conseguir criar diferenciação de mercado suficiente para conseguir combater os software proprietários das gigantes norte-americanas como o Google Maps, Bing Maps e Apple Maps que disponibilizam navegação ponto-a-ponto de forma gratuita e integrada nos smartphones.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Astrónomos confirmam super-Terra habitável e abrem portas à deteção de vida extraterrestre -
App do dia
App Drippi transforma o “look” completo dos amigos em criações únicas -
Site do dia
Na TemPolor a IA ajuda a encontrar a música certa para cada imagem -
How to TEK
Como usar o ChatGPT para transcrever notas escritas à mão
Comentários