Qualquer smartphone oferece sistema de navegação por GPS, sendo um companheiro do dia-a-dia dos utilizadores enquanto enfrentam o trânsito nas suas deslocações. A Garmin considera que ainda existe espaço para equipamentos de navegação dedicados e procura oferecer novas experiências com os modelos GPS Camper 895 e 1095. Foram especialmente desenhados para quem gosta de se meter à estrada para longas viagens, especialmente em caravanas, autocaravanas ou reboques.

Os dois modelos diferem pelo seu tamanho de ecrã, sendo o Camper 895 com 8 polegadas e o 1095 com 10 polegadas, que a Garmin compara aos tablets. A marca diz que os equipamentos apresentam algumas novas funcionalidades para ajudar os condutores de autocaravanas a manobrar os veículos de maior porte. Também oferecem recomendações de rotas, tendo em conta o tamanho e o peso dos veículos, assim como outros conteúdos personalizados.

Veja na galeria imagens do Garmin Camper:

Uma das funções é a simplificação da rota através da chamada visão de satélite BirdsEye, que mostra diferentes visões aéreas dos endereços e locais, com especial destaque a parques de estacionamento compatíveis com os veículos de férias e acampamentos. O sistema oferece um sistema de mapa dividido, onde a rota ativa aparece de um lado, e do outro há uma visão geral com outras informações, como a rota restante ou condições climáticas.

A simplificação das rotas é outro aspeto a destacar dos seus novos equipamentos de navegação. Quando refere as rotas personalizadas considerando o tamanho e peso do veículo, a fabricante destaca exemplos como informações de alertas à aproximação das pontes e túneis, considerando a altura dos mesmos, mas também curvas fechadas, zonas com escolas, declives acentuados e outras informações que podem condicionar a circulação destes veículos especiais.

E se as férias são o motivo de deslocação, o software os equipamentos também funcionam como uma espécie de rede social, listando pontos de interesse de locais que são tendências ou rotas de aventuras. O sistema tem uma base de dados pré-carregadas que inclui o diretório de parques para trailers, avaliações da Tripadvisor, Foursquare e ainda o Guia Verde da Michelin, com imagens, descrições e classificações dos locais que valem a pena visitar. A pensar no meio ambiente, também terá acesso a zonas de baixa emissão.

Quanto aos mapas incluídos, conte com ruas detalhadas dos mapas da Europa, mas pode fazer o download de regiões adicionais da América do Norte, América do Sul, África, Austrália e Nova Zelândia e Oriente Médio no Garmin Express. Pode planear a viagem antes de se colocar à estrada através da aplicação Garmin Drive e o Voice Assist garante a navegação pelos comandos através de voz.

Em separado, pode ter acesso a câmaras traseiras compatíveis com o GPS, para controlar melhor a traseira do veículo, assim como uma caixa de comutação digital para controlo de elementos eletrónicos, tais como luzes, ventiladores e outros.

Os equipamentos já estão disponíveis no mercado, com um preço de 689,99 euros para a versão Camper 895 e 889,99 euros se optar pelo modelo maior Camper 1095.