A Gartner acaba de reduzir as previsões inicialmente estabelecidas para as vendas no mercado de computadores pessoais. De acordo com a empresa de consultadoria e estudos de mercado, as baixas previsões de venda no mercado de consumo e empresas norte-americano irão afectar os resultados globais nesta área, apesar do bom desempenho esperado noutras regiões.



O mercado Europeu e Asiático poderão mesmo mostrar uma procura acima do esperado no segundo semestre de 2004, mas estes resultados não serão suficientes para manter o nível de vendas que a Gartner tinha projectado, com um crescimento de 13,4 por cento. Para além do mercado norte-americano, também o Japão e a América Latina mostram resultados abaixo do esperado.



A Gartner estima agora que as vendas de computadores venham a situar-se nos 185 milhões de unidades, num crescimento de 12,6 por cento em relação aos valores de 2003.



O facto do segundo trimestre de vendas ter sido abaixo das expectativas da Gartner é uma das razões que justifica esta redução das perspectivas globais. Entre Abril e Junho, as vendas de PCs aumentaram 13 por cento em vez dos 14,1 por cento esperados, com as fracas vendas a afectarem sobretudo a região dos Estados Unidos.



A consultora indica que o mercado empresarial não está também a responder dentro do esperado, com as empresas a esperar uma retoma económica para procederem à renovação do parque informático. Era de esperar que este ano se concretizasse o ciclo de renovação dos equipamentos, que não acontece de forma massiva a preparação para o bug do ano 2000.



Ao contrário do mercado de PCs, na área de vendas de portáteis mantêm-se as expectativas elevadas, com um crescimento esperado de 20 por cento no primeiro semestre de 2004.

Notícias Relacionadas:

2004-07-16 - Procura forte na Europa impulsiona crescimento do mercado de PCs

2004-05-21 - Gartner prevê a substituição de 100 milhões de PCs durante este ano
2004-02-10 - Gartner prevê que investimentos em TI melhorem em 2004

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.