Depois de estar apenas disponível para programadores através do Google AI Studio e para os assinantes de planos Advanced na app do Gemini, o Gemini 2.5 Pro, a mais recente versão do modelo de IA da Google com capacidades avançadas de raciocínio, passa a estar disponível gratuitamente para todos os utilizadores. 

Como explica a Google, o modelo faz parte da “família” Gemini 2.5 e é o primeiro a estrear-se, ainda em modo experimental. Os modelos que a compõem são capazes de “pensar” antes de responderem aos pedidos dos utilizadores, o que resulta num desempenho melhorado e num maior nível de precisão, afirma a tecnológica.

A empresa afirma que, “ao combinar um modelo de base significativamente avançado com um processo de pós-treino optimizado”, conseguiu permitiu alcançar um novo nível de desempenho com o Gemini 2.5.

Google | Gemini 2.5 Pro
Google | Gemini 2.5 Pro

Recorde-se que o Gemini 2.5 Pro tem capacidades multimodais e, de momento, a Google está a avançar com uma versão que tem uma janela de contexto com um milhão de tokens.

Microsoft e Google têm novos agentes e modelos com capacidades de raciocínio reforçadas
Microsoft e Google têm novos agentes e modelos com capacidades de raciocínio reforçadas
Ver artigo

A Google descreve o Gemini 2.5 Pro como o seu modelo mais avançado para tarefas complexas, destacando o seu desempenho no ranking do LMArena, assim como as suas capacidades de raciocínio e na área da programação, como mostram os resultados obtidos em diversos benchmarks.

De acordo com a empresa, foi possível obter melhorias significativas na programação com o Gemini 2.5 Proincluindo na criação de aplicações para a web, apps de código para agentes, assim como na transformação e edição de código. Num vídeo anteriormente partilhado, a Google já tinha mostrado como o modelo é capaz de usar as suas capacidades de raciocínio para criar um jogo a partir de uma única linha de código.

Veja o vídeo