De acordo com a gigante tecnológica, o Gemma 3 chega em quatro tamanhos diferentes, com opções de mil milhões, 4 mil milhões, 12 mil milhões e 27 mil milhões de parâmetros.
A nova “família” de modelos foi concebida para ser rápida e para poder ser executada diretamente em smartphones, portáteis e workstations, ajudando developers a criar aplicações de IA onde quer que estejam, realça a Google.
A empresa afirma que os modelos Gemma 3 apresentam um nível de desempenho avançado, apesar da sua “leveza”, tendo ultrapassado modelos como o Llama-405B, DeepSeek-V3 e o3-mini em testes preliminares.
Os modelos suportam mais de 35 línguas nativamente, além de contarem com suporte pré-treinado para mais de 140 idiomas, indica a Google. O Gemma 3 conta com uma janela de contexto de 128 mil tokens e tem capacidades multimodais, permitindo que os developers criem aplicações que analisem imagens, texto ou vídeos curtos.
Veja o vídeo
A Google anuncia também o lançamento do ShieldGemma 2, descrito como um verificador de imagens desenvolvido a partir do Gemma 3. A solução permite aplicar “etiquetas” de segurança tendo em conta três categorias-chave: conteúdo perigoso, sexualmente explícito ou violento.
Os modelos Gemma 3 já estão disponíveis para todos os developers interessados através do Google AI Studio, podendo ser descarregados também através das plataformas Hugging Face, Ollama e Kaggle.
Em destaque
-
Multimédia
IRON é (mesmo) um robot humanoide ou um humano disfarçado? Xpeng tira a limpo as dúvidas -
Site do dia
Costuma gravar vídeos ou apresentações? Esta ferramenta gratuita transforma o browser num teleponto -
App do dia
Tem estofo para ser um Padrinho da Máfia? Torne-se o rei da cidade neste jogo para smartphones -
How to TEK
Organize as suas reuniões e videochamadas através do agendamento no WhatsApp
Comentários