Chama-se GEN10S o projeto que acaba de chegar a Portugal com a intenção de "reduzir o fosso nas competências digitais e promover a igualdade de oportunidades na área digital entre os mais novos, reduzindo as barreiras socioeconómicas e de género".
Na prática, o projeto prevê formar em programação Scratch 5.000 alunos dos 5º e 6º anos e de 500 professores. O objetivo é dotar os participantes das ferramentas necessárias para a adoção de formas de ensino inovadoras.
As escolas do 2º ciclo do ensino básico interessadas em participar poderão, a partir de hoje, consultar o regulamento e a ficha de candidatura em www.genios.org.pt. No total, serão selecionadas 40 escolas.
Cada curso será constituído por 12 sessões, cada uma com 60 minutos (60.000 horas no total). A metodologia educacional será baseada em três etapas - fundamentos em programação, realização de trabalhos e trabalho cooperativo entre equipas - e o Scratch será a ferramenta autilizar para ensinar a programar, explica-se numa nota enviada à imprensa.
A formação será ministrada por professores contratados com esta finalidade e em função de metodologia preparada pela Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Fortnite toma de assalto Counter-Strike 2 e Valorant com o novo modo Ballistic -
App do dia
Nintendo Music traz 40 anos de bandas sonoras dos jogos para o smartphone -
Site do dia
Europa Clipper inspira nova banda desenhada sobre astrobiologia da NASA -
How to TEK
Mude o assistente do Waze para a vozes do Venom e Eddie Brock
Comentários