Nos últimos anos, com o surgimento de diferentes plataformas de distribuição digital, sejam lojas ou ferramentas das editoras, causaram a dispersão dos videojogos no PC, e com eles a divisão dos jogadores, dificultando a comunicação. Se o Steam é o mais conhecido, para aceder a certos títulos os jogadores necessitam utilizar a Epic Store, o Discord e o GOG, já para não falar dos “clients” das próprias editoras: o Origin da Electronic Arts, o UPlay da Ubisoft, a Battle.net da Blizzard ou a Bethesda, para referir apenas alguns. E claro, as consolas PS4, Xbox One e Nintendo Switch.

A pensar no problema causado pela dispersão, a CD Projekt, detentora da GOG (Good old Games) pretende voltar a unificar numa única plataforma os jogos e os jogadores, independentemente do local onde tenham adquirido os títulos. O GOG Galaxy 2.0 pretende combinar múltiplas livrarias de jogos numa única e ligar os respetivos utilizadores espalhados pelos diferentes serviços.

tek gog

O novo sistema vai permitir ver o que os amigos estão a jogar, as suas conquistas ou o tempo que levam em determinado título. E não pretende apenas unificar os jogadores de PC, porque as consolas estão incluídas no novo sistema, permitindo falar diretamente com os mesmos. Para tal os jogadores terão de ligar o GOG 2 às restantes plataformas, para importação dos seus títulos numa única lista. Os utilizadores podem utilizar filtros, produzir listagens, indexar os seus títulos ou personalizar a ficha do seu jogo com backgrounds ou capas dos jogos alternativas.

Os utilizadores podem manter-se informados dos títulos que estão para serem lançados, ou descobrir aqueles que são mais populares entre os amigos ou comunidade gaming. A empresa revelou ainda que a sua tecnologia foi construída com a segurança e privacidade em mente, e por isso os dados nunca serão partilhados com terceiros. A própria empresa não terá acesso aos dados dos jogadores, nem irá “espiar” o computador do utilizador. E com apenas um clique, os utilizadores podem remover jogos importados ou amigos da sua lista.

Para já a empresa disponibiliza o link de registo à beta, prometendo até ao lançamento introduzir novas funcionalidades e integrações baseadas em open-source.