Depois de algum tempo sem sofrer melhoramentos significativos, o famoso serviço de blogs do Google iniciou a fase de testes de uma nova versão, em formato beta.



O novo Blogger está disponível para um número limitado de utilizadores que são convidados a experimentar o novo sistema através de um convite publicado no seu dashboard.



A versão beta inclui novas funcionalidades e melhoramentos com vista a facilitar a edição dos textos e publicação de conteúdos. Os utilizadores poderão categorizar os seus posts através de labels controlar as visitas à página e melhorar o design do blog ou incluir vídeos, sem ter que recorrer à linguagem HTML.



O Blogger permite a criação de feeds para os comentários publicados num blog assim como um "feed individual" para comentários feitos em entradas específicas.



Outro dos melhoramentos está relacionado com a publicação de posts já que, a nova versão, detecta alterações e novos textos publicando-os automaticamente.



Google Talk com novas funcionalidades



Um ano depois do seu lançamento, o serviço de mensagens instantâneas do Google também recebeu novas funcionalidades.



A partir de agora, os utilizadores do serviço de conversação podem enviar ficheiros aos seus contactos através da janela de conversação e deixar mensagens de voz na funcionalidade de voicemail.



Os clientes Gmail podem ouvir as mensagens de voz sem ter de descarregar qualquer tipo de software, ao contrário dos utilizadores de outras contas que terão de fazer o download do ficheiro MP3 anexado para que o possam ouvir.



Outra das funcionalidades permite que os utilizadores mostrem aos seus contactos a música que estão a ouvir através da barra de status na janela principal da aplicação.


As novas funcionalidades do Google Talk estão presentes na versão inglesa da aplicação e assemelham-se bastante às já disponibilizadas pelo seu principal concorrente, o serviço de Messenger da Microsoft.

Notícias Relacionadas:

2006-08-09- Google exibe alertas para sites com códigos maliciosos

2005-08-24- Google estende tentáculos com serviços de Instant Messaging e VoIP